Sobre o DSR
O projeto internacional Dark Skies Rangers, coordenado em Portugal pelo NUCLIO, pretende combater o problema da poluição luminosa, através da sensibilização da comunidade educativa e das autoridades locais para alterarem os sistemas de iluminação e preservarem o céu noturno.
A poluição luminosa é provocada por luminárias exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro, gastando energia e dinheiro, contribuindo para as alterações climáticas, afetando os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas, e impedindo as observações astronómicas.
O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por astrónomos profissionais e amadores. Os seus objectivos são a divulgação e o ensino da Ciência, em particular da Astronomia e Astrofísica. Aliando investigadores ativos em vários domínios de ponta da Astrofísica Moderna, bem como experientes astrónomos amadores, o NUCLIO pretende ser uma referência no meio que se dedica, em Portugal, a atividades de divulgação científica.
O NUCLIO conta com especialistas (Professores Universitários, Investigadores Doutorados e Mestres) em áreas tão diversas como o Sistema Solar, Meio Interestelar e Formação de Estrelas, Buracos Negros, Relatividade Geral e Cosmologia, Estrutura Galáctica, Núcleos Galácticos Ativos e Astrofísica Nuclear. Com o auxílio inestimável dos seus astrónomos amadores, com larga experiência de campo, o NUCLIO reúne, numa só associação, uma capacidade ímpar de levar a Astronomia junto das pessoas interessadas.
O NUCLIO, desenvolveu ao longo dos anos ligações fortes com várias organizações internacionais e é um parceiro ativo em alguns projetos de cariz científico e educativo:
European Hands-on Universe (EU-HOU)
Global Hands-on Universe (GHOU)