Concurso Desenho DSR

OBJETIVOS

O concurso internacional Desenho Dark Skies Rangers é promovido pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia com os seguintes objetivos:

  • Divulgar as causas e consequências da poluição luminosa;
  • Sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior energeticamente eficiente e que direcione a luz para baixo;
  • Contribuir para a diminuição da poluição luminosa e para a preservação do céu noturno;
  • Promover o interesse pela Astronomia.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

O concurso destina-se a alunos do 1º ciclo com idades entre os 5 e os 10 anos.
O desenho deve ser inédito e realizado individualmente em formato A4, de acordo com os objetivos do concurso. Se o desenho incluir texto, este deve ser escrito em português ou inglês. O desenho pode ser elaborado com ferramentas digitais.

Os professores devem:

  1. inscrever um aluno por turma na página do concurso (podem promover o concurso em cada turma e selecionar o melhor desenho);
  2. enviar o desenho para concurso@nuclio.pt

Cada escola pode enviar vários desenhos, desde que seja um desenho por turma. Os alunos podem concorrer simultaneamente ao concurso Reportagem Dark Skies Rangers.

PRAZO

A inscrição e o desenho devem ser enviados até ao dia 29 de maio de 2020. Apenas os desenhos submetidos dentro do prazo serão considerados a concurso.

JÚRI E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O júri, constituído por elementos do NUCLIO, selecionará os 12 desenhos com mais votos, através de uma votação pública em http://dsr.nuclio.pt que decorrerá entre os dias 1 e 12 de junho de 2020.

O júri pode rejeitar qualquer desenho que não satisfaça as condições de participação no concurso ou cuja qualidade seja considerada insuficiente.

PRÉMIO

Serão premiados 12 alunos e os respetivos professores. O prémio a atribuir será um calendário com os desenhos dos alunos. Os premiados serão divulgados no dia 15 de junho de 2020.

DIREITOS DE UTILIZAÇÃO DOS DESENHOS

No âmbito do projeto Dark Skies Rangers e da partilha de boas práticas, o NUCLIO tem todos os direitos de reprodução, publicação e exposição dos desenhos, a nível mundial e em qualquer meio de comunicação, sem prévia notificação, autorização ou compensação ao autor.

Os desenhos não serão sujeitos a qualquer tipo de comercialização, exceto se acordado por todas as partes e para promover o projeto Dark Skies Rangers.

APOIOS

Direção-Geral da Educação
ABAE – Programa Eco-Escolas
Galileo Teacher Training Program
National Optical Astronomy Observatory
Our Space Our Future
OSOS