Desperdício de energia
Candeeiros que emitem muita luz, ou que iluminam quando e onde não é preciso, são um desperdício. Desperdiçar energia tem enormes consequências económicas e ambientais.
Nos EUA a iluminação exterior consome aproximadamente 120 terawatt‑hora de energia por ano, principalmente para iluminar ruas e parques de estacionamentos. É energia suficiente para abastecer a cidade de Nova York durante dois anos!
A International Dark-Sky Association estima que pelo menos 30% da iluminação exterior nos EUA é desperdiçada, principalmente devido a luzes que não estão blindadas. Isto corresponde a um gasto de mais de 3,3 mil milhões de dólares e à libertação de 21 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano! Para compensar este dióxido de carbono libertado teríamos que plantar 875 milhões de árvores anualmente.
A responsabilidade ambiental requer eficiência energética:
- A instalação de uma iluminação exterior de qualidade pode reduzir o consumo de energia em 60-70%, poupando milhões de dólares e diminuindo as emissões de carbono;
- A iluminação exterior deve ser blindada e direcionar a luz para baixo, onde é necessária, e não para o céu;
- As luminárias blindadas fornecem o mesmo nível de iluminação no chão do que as não blindadas, mas com menos energia e menor custo;
- A iluminação interior desnecessária, principalmente em edifícios vazios à noite, deve ser desligada.
As novas tecnologias de iluminação podem ajudar a conservar energia
As lâmpadas LED e fluorescentes compactas (CFL) ajudam a reduzir o consumo de energia e a proteger o ambiente, mas devem ser usadas apenas lâmpadas com luz branco quente (< 3000 K). Aprenda mais sobre lâmpadas LED e temperatura de cor no Guia Prático LED.
Reguladores de tensão, sensores de movimento e temporizadores também ajudam a reduzir o nível de iluminação e economizam ainda mais energia.
Um design de iluminação com qualidade reduz o consumo de energia e as emissões de carbono, economiza dinheiro e permite-nos desfrutar do céu noturno. Assista ao documentário The City Dark para aprender como o design de luz pode reduzir a poluição luminosa e economizar energia.
Fonte: Light Pollution Wastes Energy and Money (International Dark-Sky Association)
Traduzido por Francisco Silva e revisto pela professora Maria Azevedo da Escola Básica António Gedeão