Seminário Nacional Eco-Escolas 2013

o NUCLIO e a Escola Secundária Maria Lamas (ESML) participaram no Seminário Nacional Eco-Escolas que se realizou em Águeda, de 25 a 27 de janeiro. Estiveram presentes o professor Nelson Correia, coordenador do Clube de Ciência e Ambiente / Eco-Escolas da ESML, Rosa Doran e Ana Costa, que apresentaram o projeto e o concurso Dark Skies Rangers numa palestra e num workshop. Este projeto foi lançado a nível nacional através da parceria com o Programa Eco-Escolas.

Resumo da apresentação:

Dark Skies Rangers – Vamos apagar as luzes para acender as estrelas!

O nosso planeta, visto da Estação Espacial Internacional, parece uma árvore de Natal. Esta iluminação, visível a partir do espaço, é poluição luminosa provocada por candeeiros e projetores exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro.

A poluição luminosa é um problema global que precisa de ser combatido, pelas seguintes razões: É responsável pelo desperdício de energia e dinheiro; Contribui para as alterações climáticas; Afeta os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas; Impede as pessoas de verem as estrelas e as observações astronómicas.

O projeto internacional Dark Skies Rangers, pretende promover a luta contra a poluição luminosa, alertando as populações para a possibilidade de haver soluções inteligentes de iluminação exterior, economicamente viáveis e em harmonia com o ambiente, e contribuir para devolver às pessoas e aos seres vivos o céu noturno, o maior património da Humanidade que deve ser preservado.

No ano letivo 2010-2011, a Escola Secundária Maria Lamas, com o apoio do NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, no âmbito do Dark Skies Rangers, foi a primeira escola nacional a desenvolver um projeto sobre poluição luminosa, conseguindo que a Direção da Escola mandasse desligar alguns holofotes. Este projeto foi publicado em “IDA e-News Night Watch Volume 3, Issue 10” e no site Dark Skies Awareness.

Em 2012, o projeto “Apagar as Luzes e Acender as Estrelas”, desenvolvido na Escola Secundária Maria Lamas, recebeu o prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” e foi responsável pela promoção do projeto Dark Skies Rangers a nível nacional, com o apoio do NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia e através da parceria com o Programa Eco-Escolas, a partir do ano letivo 2012-2013.

Mais informações em:

Projeto internacional Dark Skies Rangers
Apagar as Luzes e Acender as Estrelas
Escola Secundária Maria Lamas
NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia
Seminário Nacional Eco-Escolas
Seminário Nacional Eco-Escolas (Facebook)