GLOBE at Night 2014
Como seria se não existissem estrelas à noite? O que é que nós perdíamos?
O céu noturno estrelado deu-nos poesia, arte, música e o desejo de explorar.
Mas o céu noturno brilhante (com poluição luminosa) afeta o consumo de energia, a saúde e a vida selvagem.
Torne-se num cidadão-cientista e gaste alguns minutos para ajudar os cientistas a estudar o problema da poluição luminosa, medindo o brilho do seu céu noturno.
Participe na campanha mundial GLOBE at Night. Trata-se de um projeto prático de ciência, que pode ajudar a sensibilizar as pessoas para o problema da poluição luminosa.
Durante as várias campanhas que decorrerão em 2014, crianças e adultos podem comparar as estrelas visíveis de uma constelação (Orionte ou Leão, no hemisfério norte, e Orionte ou Cruzeiro do Sul, no hemisfério sul) com as estrelas registadas em sete mapas estelares.
Os participantes escolhem o mapa estelar, que melhor corresponde à constelação que observaram, e enviam a sua escolha através do site GLOBE at Night, juntamente com a data, hora e local da observação.
O site é fácil de usar e contém muitas informações sobre como observar as estrelas e a poluição luminosa, e as constelações de Orionte, Leão e Cruzeiro do Sul, e vários materiais para download.
Nos últimos anos, pessoas de todo o mundo contribuíram com milhares de medições para a criação de um mapa mundial da poluição luminosa. Faça a diferença e participe numa campanha GLOBE at Night!
Recursos
- Guia de atividade: constelação de Orionte
- Guia de atividade: constelação de Leão
- Podcast “The Dark Skies Crusader Retires! GLOBE at Night Returns!“
- Visite-nos no Facebook e no Twitter
- Cartaz do Globe at Night 2014