Medição da poluição luminosa: magnitude limite do céu a olho nu
Existem várias maneiras de medir a poluição luminosa do céu noturno. Uma das maneiras mais eficazes é registar a magnitude limite do céu a olho nu, que corresponde ao valor da magnitude da estrela menos brilhante que se pode observar a olho nu. A estrela menos brilhante terá uma magnitude maior.
Para facilitar esta tarefa, podemos observar as estrelas da constelação da Ursa Menor, quando a altura das estrelas é superior a 60° (quando as estrelas estão mais altas no céu e são observadas com menos interferência da atmosfera). A Ursa Menor é composta por sete estrelas principais e por várias estrelas à sua volta (ver mapa da constelação). Das sete estrelas principais, a estrela mais brilhante é a Polar (Polaris) e a menos brilhante é a η (etá). Algumas destas estrelas principais podem não ser visíveis a partir das zonas urbanas.
Nome da estrela e respetiva magnitude:
Polaris ou Polar (alfa – α) – 1,95
Kocab (beta – β) – 2,05
Phercab (gama – γ) – 3,00
Yildun (delta – δ) – 4,35
Urodelus (épsilon – ε) – 4,20
Ahfa al Farkadain (zeta – ζ) – 4,25
Anwar al Farkadain (etá – η) – 4,95
Para determinar a magnitude limite do céu a olho nu, podemos observar apenas as sete estrelas principais, com uma magnitude até 4,95. Por exemplo, se a estrela ζ for visível, mas não a estrela η, a magnitude limite do céu a olho nu será de 4,25.
Também podemos observar as estrelas do “corpo” da Ursa Menor, em redor das estrelas β, γ, ζ e η (ver mapa desta parte da constelação, com as 34 estrelas mais brilhantes, até à magnitude de 7,2). Estas estrelas só serão visíveis num local verdadeiramente escuro, praticamente livre de poluição luminosa, com um verdadeiro dark sky, segundo Bortle. Por exemplo, se a estrela número 12 for visível, mas não a número 13, a magnitude limite do céu a olho nu será de 6,0.
Número da estrela Magnitude Número da estrela Magnitude
A numeração das estrelas nesta tabela não é oficial e as cores correspondem às cores da escala de Bortle. A estrela mais brilhante é a número 1 e a menos brilhante é a número 34.
Fontes:
http://darkskydiary.wordpress.com/2012/01/20/naked-eye-limiting-magnitude-assessing-sky-brightness
http://darkskydiary.wordpress.com/2012/02/25/naked-eye-limiting-magnitude-redux