Aves e iluminação pública
A poluição luminosa é uma grande ameaça para as aves, especialmente para as aves marinhas na época em que os juvenis abandonam os ninhos. As aves são atraídas pelas luzes, ficam encandeadas e colidem com edifícios, linhas elétricas e veículos, cuja concentração é cada vez maior nas áreas costeiras devido ao desenvolvimento urbano e industrial.
Apesar de já terem sido desenvolvidos estudos relacionados com esta temática em diversos arquipélagos atlânticos, em Portugal desconhecem-se os reais impactos da iluminação pública nas aves. O projeto Diagnóstico e Minimização do Impacte da Iluminação Pública sobre as Aves Marinhas, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), pretende minimizar os efeitos da iluminação pública nas aves marinhas, em áreas costeiras das ilhas da Madeira e Porto Santo. Neste âmbito, a campanha Salve uma Ave Marinha promove brigadas de salvamento com patrulhas diárias, em que os voluntários recolhem as aves afetadas pela iluminação pública e libertam-nas num sítio junto ao mar e pouco iluminado.
Ler +
- Aves e Iluminação Pública (SPEA)
- Campanha Salve uma Ave Marinha (SPEA)
- Gouveia, C., & Fagundes, A., 2012. Primeiros passos para a redução da poluição luminosa no arquipélago da Madeira, Pardela 43: 28-29.
- Raine, H., Borg, J. J., Raine, A., Bairner, S., & Cardona, M. B., 2007. Light pollution and its effect on Yelkouan Shearwaters in Malta; causes and solutions.