Concurso Vídeo DSR

OBJETIVOS

O concurso internacional Vídeo Dark Skies Rangers é promovido pelo NUCLIONúcleo Interactivo de Astronomia com os seguintes objetivos:

  • Divulgar as causas e consequências da poluição luminosa;
  • Sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior energeticamente eficiente e que direcione a luz para baixo;
  • Contribuir para a diminuição da poluição luminosa e para a preservação do céu noturno;
  • Promover o interesse pela Astronomia;
  • Desenvolver competências na área do e-learning.

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

O concurso destina-se a professores e alunos dos ensinos básico e secundário. Os alunos devem ter a orientação de um adulto (professor, tutor, encarregado de educação ou um membro da sua família). O orientador pode apoiar mais do que um aluno.

Os professores e os alunos devem criar um vídeo sobre as consequências da poluição luminosa nos seres vivos. O vídeo deve ser inédito, com a duração máxima de 3 minutos, em português ou inglês e realizado individualmente de acordo com os objetivos do concurso.

Os participantes devem inscrever-se na página do concurso e enviar o vídeo para concurso@nuclio.pt

Os alunos do 1º ciclo podem concorrer simultaneamente ao concurso Desenho Dark Skies Rangers.

 

PRAZO

A inscrição e o vídeo devem ser enviados até ao dia 26 de maio de 2017. Apenas os vídeos submetidos dentro do prazo serão consideradas a concurso.

 

JÚRI E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O júri, constituído por elementos do NUCLIO, selecionará os melhores vídeos de acordo com os seguintes parâmetros: relevância de acordo com os objetivos do concurso, rigor científico, qualidade e originalidade. O júri pode rejeitar qualquer vídeo que não satisfaça as condições de participação no concurso.

 

PRÉMIO

Serão premiados três alunos e um professor de acordo com as seguintes categorias:

  • Alunos dos 1º e 2º ciclos;
  • Alunos do 3º ciclo;
  • Alunos do ensino secundário;
  • Professores dos ensinos básico e secundário.

O prémio a atribuir será um tablet PC. Os premiados serão divulgados no dia 3 de junho de 2017, durante a Festa das Estrelas.

 

DIREITOS DE UTILIZAÇÃO DOS TRABALHOS

No âmbito do projeto Dark Skies Rangers e da partilha de boas práticas, o NUCLIO tem todos os direitos de reprodução, publicação e exposição dos trabalhos, a nível mundial, em qualquer meio de comunicação, sem prévia notificação, autorização ou compensação ao autor.

Os trabalhos não serão sujeitos a qualquer tipo de comercialização, exceto se acordado por todas as partes e para promover o projeto Dark Skies Rangers.

 

APOIOS

Direção-Geral da Educação
ABAE – Programa Eco-Escolas
Galileo Teacher Training Program
National Optical Astronomy Observatory
PLATON