Concurso Desenho DSR

OBJETIVOS

O concurso internacional Desenho Dark Skies Rangers é promovido pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia com os seguintes objetivos:

  • Divulgar as causas e consequências da poluição luminosa;
  • Sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior energeticamente eficiente e que direcione a luz para baixo;
  • Contribuir para a diminuição da poluição luminosa e para a preservação do céu noturno;
  • Promover o interesse pela Astronomia.

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

O concurso destina-se a alunos do 1º ciclo com idades entre os 5 e os 10 anos.
O desenho deve ser inédito e realizado individualmente em formato A4, de acordo com os objetivos do concurso. Se o desenho incluir texto, este deve ser escrito em português ou inglês.

Os professores devem:

  1. Promover o concurso em cada turma para selecionar o melhor desenho;
  2. Inscrever apenas um aluno por turma na página do concurso;
  3. Enviar o desenho digitalizado para concurso@nuclio.pt

Os alunos podem concorrer simultaneamente ao concurso Vídeo Dark Skies Rangers.

 

PRAZO

A inscrição e o desenho devem ser enviados até ao dia 12 de maio de 2017. Apenas os desenhos submetidos dentro do prazo serão considerados a concurso.

 

JÚRI E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O júri, constituído por elementos do NUCLIO, selecionará os 12 desenhos com mais votos, através de uma votação pública em http://dsr.nuclio.pt que decorrerá entre os dias 15 e 31 de maio de 2017. O júri pode rejeitar qualquer desenho que não satisfaça as condições de participação no concurso.

 

PRÉMIO

Serão premiados 12 alunos e os respetivos professores. O prémio a atribuir será um calendário com os desenhos dos alunos. Todos os desenhos enviados para o concurso serão incluídos num mosaico fotográfico digital. Os premiados serão divulgados no dia 3 de junho de 2017, durante a Festa das Estrelas.

 

DIREITOS DE UTILIZAÇÃO DOS DESENHOS

No âmbito do projeto Dark Skies Rangers e da partilha de boas práticas, o NUCLIO tem todos os direitos de reprodução, publicação e exposição dos desenhos, a nível mundial e em qualquer meio de comunicação, sem prévia notificação, autorização ou compensação ao autor.

Os desenhos não serão sujeitos a qualquer tipo de comercialização, exceto se acordado por todas as partes e para promover o projeto Dark Skies Rangers.

 

APOIOS

Direção-Geral da Educação
ABAE – Programa Eco-Escolas
Galileo Teacher Training Program
National Optical Astronomy Observatory
PLATON