Concurso Reportagem DSR

OBJETIVOS

O concurso internacional Reportagem Dark Skies Rangers é promovido pelo NUCLIONúcleo Interactivo de Astronomia com os seguintes objetivos:

  • Divulgar as causas e consequências da poluição luminosa;
  • Sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior energeticamente eficiente e que direcione a luz para baixo;
  • Contribuir para a diminuição da poluição luminosa e para a preservação do céu noturno;
  • Promover o interesse pela Astronomia.

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

O concurso destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário. Os alunos devem ser coordenados por um professor.

Os alunos devem criar uma reportagem sobre a poluição luminosa, de acordo com os objetivos do concurso. A reportagem deve ser inédita, escrita em português ou inglês e realizada individualmente ou em grupo.

A reportagem pode ser realizada na forma de :

  •  artigo – pode ser uma notícia, entrevista ou investigação jornalística. O texto deve ser ilustrado com pelo menos uma imagem (fotografia, gráfico ou infografia), acompanhada de legenda com o máximo de 20 palavras. O título não deve ter mais de 10 palavras e deve ser seguido de um resumo da reportagem com o máximo de 50 palavras. O texto escrito, excluindo as ilustrações, não deve exceder as 1000 palavras;
  •  fotografia – pode ter no máximo 6 fotos originais, acompanhadas de uma legenda esclarecedora e de cariz científico, com o máximo de 20 palavras. As fotografias devem estar no formato de imagem (jpeg, bmp, png, tif ou gif), com boa definição. A reportagem deve ser acompanhada por uma memória descritiva com o máximo de 150 palavras, explicativa de como se realizou o trabalho, e um resumo com o máximo de 50 palavras;
  •  vídeo – deve ter no máximo 3 minutos e pode ser no formato de documentário ou entrevista. O vídeo deve ser publicado no YouTube, Vimeo ou outra rede social. Deve possuir um título com o máximo de 10 palavras e um resumo com o máximo de 50 palavras. Deve ser acompanhado por uma memória descritiva com o máximo de 150 palavras, explicativa de como se realizou o trabalho.

Os participantes devem inscrever-se na página do concurso e enviar a reportagem para concurso@nuclio.pt

A reportagem, realizada por alunos com idades a partir dos 11 anos, deve ser publicada no site dos Jovens Repórteres para o Ambiente, após inscrição do professor coordenador, e o link da publicação deve estar registado no trabalho. Estes alunos podem concorrer ao Concurso Nacional JRA.

Os alunos do 1º ciclo podem concorrer simultaneamente ao concurso Desenho Dark Skies Rangers.

 

PRAZO

A inscrição e a reportagem devem ser enviadas até ao dia 15 de junho de 2018. Apenas as reportagens submetidas dentro do prazo serão consideradas a concurso.

 

JÚRI E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O júri, constituído por elementos do NUCLIO, selecionará as melhores reportagens de acordo com os seguintes parâmetros: relevância de acordo com os objetivos do concurso, rigor científico, qualidade e originalidade. Serão valorizados os trabalhos que forem divulgados através de diversos meios (Internet, jornais, conferências, etc) e cujas implicações, junto do poder local, produzam alterações de práticas que visem a diminuição da poluição luminosa.

O júri pode rejeitar qualquer reportagem que não satisfaça as condições de participação no concurso ou cuja qualidade seja considerada insuficiente.

 

PRÉMIO

Serão atribuídos três prémios em cada uma das seguintes categorias:

  • Alunos dos 1º e 2º ciclos;
  • Alunos do 3º ciclo;
  • Alunos do ensino secundário.

Os prémios a atribuir são os seguintes:

Se o trabalho for realizado em grupo será atribuído apenas um prémio para todos os elementos do grupo.
Os premiados serão divulgados até ao dia 15 de julho de 2018.

 

DIREITOS DE UTILIZAÇÃO DOS TRABALHOS

No âmbito do projeto Dark Skies Rangers e da partilha de boas práticas, o NUCLIO tem todos os direitos de reprodução, publicação e exposição dos trabalhos, a nível mundial, em qualquer meio de comunicação, sem prévia notificação, autorização ou compensação ao autor.

Os trabalhos não serão sujeitos a qualquer tipo de comercialização, exceto se acordado por todas as partes e para promover o projeto Dark Skies Rangers.

 

APOIOS

Direção-Geral da Educação
ABAE – Programa Eco-Escolas
Galileo Teacher Training Program
National Optical Astronomy Observatory
PLATON
OSOS